Livreto Celebrativo - Santo Terço em intenção pela Saúde do Santo Padre

 


LIVRETO CELEBRATIVO
_____________________________________

SANTO TERÇO EM INTENÇÃO PELA SAÚDE DO SANTO PADRE, O PAPA JOÃO PAULO VI
PRESIDIDO POR SUA EXCELÊNCIA DOM SAMUEL HENRIQUE

Basílica de São Pedro| 20.01.2024
_____________________________________

Todos em frente a Basílica Vaticana em seus devidos lugares, portando em sua mão o Santo Terço, iniciam a Oração do Santo Terço.

CANTO INICIAL

LOUVANDO A MARIA
O POVO FIEL,
A VOZ REPETIA
DE SÃO GABRIEL.

AVE, AVE, AVE MARIA!
AVE, AVE, AVE MARIA!

UM ANJO DESCENDO
NUM RAIO DE LUZ,
FELIZ, BERNADETE
À FONTE CONDUZ.

AVE, AVE, AVE MARIA!
AVE, AVE, AVE MARIA!

Inicia-se então.

SAUDAÇÃO


Terminado o canto de entrada, o sacerdote e os fiéis, todos de pé, fazem o sinal da cruz, enquanto o sacerdote, voltado para o povo, diz:
Pres.: Reunidos nesta noite em oração pelo Santo Padre iniciemos, Em Nome do Pai e Do Filho e do Espírito Santo.
O povo responde:
℟.: Amém.

Pode dar considerações iniciais sobre o momento de oração, como procederá.

SÍMBOLO DA FÉ

Pres.: Creio...

Os participantes rezam.

Ass.: Em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, creio em Jesus Cristo, seu único filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro, dia subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso, de onde a de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

PAI NOSSO

Pres.: Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.

Os participantes rezam a segunda parte.

Ass.: O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossa ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

AVE MARIA

Pres.: Ave Maria. Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto em Vosso ventre, Jesus. 

Os participantes rezam a segunda parte.

Ass.: Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós, os pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

GLORIA AO PAI

Pres.: Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo.

Os participantes rezam a segunda parte.

Ass.: Como era no princípio agora e sempre.

1° DEZENA

1° Mistério: A Anunciação de São Gabriel a Nossa Senhora 

Leitor: E estando Isabel no sexto mês, foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria. Entrando o anjo onde ela estava, disse-lhe: “Deus te salve, cheia de graça! O Senhor é contigo! Bendita és tu entre as mulheres”. Ela, quando o ouviu, turbou-se do seu falar, e discorria pensativa que saudação seria esta. Então o anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás no teu ventre, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e seu reino não terá fim”. E disse Maria ao anjo: “Como se fará isso, pois eu não conheço homem?”. E respondendo, o anjo lhe disse: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a virtude do Altíssimo te cobrirá da sua sombra. E por isso mesmo o Santo, que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus. Que aí tens tu a Isabel, tua parenta, que até concebeu um filho na sua velhice; e este é o sexto mês da que se diz estéril. Porque a Deus nada é impossível”. Então disse Maria: “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo se apartou dela.

Pres.: Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta primeira dezena em honra de Vossa Encarnação, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, uma profunda humildade e espírito de oração. Oferecemos também pela Saúde do Papa João Paulo VI.

Pai Nosso...

Ave-Maria...(10 vezes)

Glória ao Pai...

2° DEZENA

2° Mistério: A Visitação de Nossa Senhora a sua Prima, Santa Isabel 

Leitor: E naqueles dias, levantando-se Maria, foi com pressa às montanhas, a uma cidade de Judá. E entrou na casa de Zacarias, e saudou a Isabel. E aconteceu que tanto que Isabel ouviu a saudação de Maria, deu o menino saltos no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E bradou em alta voz, e disse: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre. E donde a mim esta dita, que venha visitar-me a que é mãe de meu Senhor? Porque assim que chegou a voz da tua saudação aos meus ouvidos, logo o menino deu saltos de prazer no meu ventre. E bem-aventurada tu, que crestes, porque se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas”. Então disse Maria: Minha alma engrandece ao Senhor. E meu espírito se transporta em santa alegria em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos em sua humilde escrava; por isso todas as gerações me chamarão bem-aventurada. Grandes maravilhas obrou comigo o Onipotente, cujo nome é santo. Cuja misericórdia se estende de geração em geração em todos os que o temem. Assim ostenta o poder de Seu braço, transtorna os desígnios dos soberbos. Derruba os poderosos do seu assento e exalta os humildes. Enche de bens os necessitados e os ricos deixa vazios. Decretou exaltar Israel, Seu povo, lembrando-se de Sua misericórdia. Para cumprir a promessa que fez aos nossos pais, Abraão e a todos os seus descendentes. E ficou Maria com Isabel perto de três meses. Depois dos quais voltou para casa.

Pres.: Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta segunda dezena em honra da Visitação de Vossa santa Mãe à sua prima Santa Isabel, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, uma caridade perfeita para com nosso próximo. Oferecemos também pela Saúde do Papa João Paulo VI.

Pai Nosso...

Ave-Maria...(10 vezes)

Glória ao Pai...

3° DEZENA

3° Mistério: A Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo

Leitor: E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este primeiro recenseamento foi feito por Cirino, governador da Síria. E iam todos alistar-se cada um à sua cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré à Judéia, à cidade de Davi, que se chamava Belém: porque era da casa e família de Davi, para se alistar com sua esposa Maria, que estava grávida. E estando ali aconteceu completarem-se os dias em que havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e o enfaixou e o reclinou numa manjedoura: porque não havia lugar para eles na estalagem. Havia nos arredores uns pastores que vigiavam e revezavam entre si as vigílias da noite para guardarem o seu rebanho. E eis que se apresentou junto deles um anjo do Senhor, e com uma luz divina os cercou de refulgente luz, e tiveram grande temor. Porém o anjo lhes disse: “Não temais: porque eis aqui vos venho anunciar um grande gozo, que o será para todo o povo! E é que hoje vos nasceu na cidade de Davi o Salvador, que é o Cristo Senhor. E este é o sinal que vo-lo fará conhecer: achareis um menino envolto em panos e posto em uma manjedoura”. E subitamente apareceu com o anjo uma multidão numerosa da milícia celestial, que louvavam a Deus e diziam: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens de boa vontade”. E aconteceu que depois que os anjos se retiraram deles para o céu, falavam entre si os pastores, dizendo: “Passemos até Belém, e vejamos o que é isto que sucedeu, que é o que o Senhor nos mostrou”. E foram com grande pressa, e acharam Maria, e a José, e ao menino posto em uma manjedoura. E vendo isto conheceram a verdade do que se lhes havia dito acerca deste menino. E todos os que o ouviram se admiraram, e também do que lhes haviam referido os pastores. Entretanto Maria conservava todas estas coisas, conferindo lá no fundo do seu coração umas com as outras. E os pastores voltaram glorificando, e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, que era conforme ao que se lhes tinha dito.

Pres.: Oferecemos a Vós, ó Menino Jesus, esta terceira dezena em honra de Vossa Bendita Natividade, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, o desligamento das coisas do mundo, o amor à pobreza e aos pobres. Oferecemos também pela Saúde do Papa João Paulo VI 

Pai Nosso...

Ave-Maria...(10 vezes)

Glória ao Pai...

4° DEZENA

4° Mistério: A Apresentação de Nosso Senhor no Templo e a purificação da Virgem Maria

Leitor: E depois que foram concluídos os dias da purificação de Maria, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor, segundo o que está escrito na lei do Senhor: “Todo o filho macho que for primogênito será consagrado ao Senhor”. E para oferecerem em sacrifício, conforme o que está mandado na lei do Senhor: um par de rolas e dois pombinhos. E havia então em Jerusalém um homem chamado Simeão, e este homem justo e piedoso esperava ver a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele. E havia recebido a resposta do Espírito Santo, que ele não veria a morte sem ver primeiro ao Cristo do Senhor. E veio por espírito ao templo. E trazendo os pais ao Menino Jesus, para cumprirem com o preceito, segundo o costume da lei por ele. Então o tomou em seus braços Simeão, e louvou a Deus, e disse: “Agora, Senhor, tu podes despedir ao teu servo em paz, segundo a tua palavra: porque já os meus olhos viram o Salvador que tu nos deste.” 

Pres.: Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta quarta dezena em honra de Vossa Apresentação no Templo pelas mãos de Maria, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, o dom da sabedoria e da pureza de corpo e coração. Oferecemos também pela saúde do Papa João Paulo VI.

Pai Nosso...

Ave-Maria...(10 vezes)

Glória ao Pai...

5° DEZENA

5° Mistério: A Perda e reencontro do Menino Jesus no Templo

Leitor: E seus pais iam todos os anos a Jerusalém no dia solene da Páscoa. E quando teve doze anos, subindo eles a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa, e acabados os dias que ela durava, quando voltaram para casa, ficou o Menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o advertissem e crendo que ele viria com os da comitiva, andaram caminho de um dia, e o buscavam entre os parentes e conhecidos. E como o não achassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que três dias depois o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e fazendo-lhes perguntas. E todos os que o ouviam estavam pasmados da sua inteligência e das suas respostas. E quando o viram se admiraram. E sua mãe lhe disse: “Filho, por que usaste assim conosco? Sabe que teu pai e eu te andávamos buscando cheios de aflição”. E ele lhes respondeu: “Para que me buscáveis? Não sabíeis que importa ocupar-me nas coisas que são do serviço de meu Pai?”. Mas eles não entenderam a palavra que lhes disse.

Pres.: Oferecemos a Vós, ó Senhor Jesus Cristo, esta quinta dezena em honra do Vosso Encontro no Templo com Nossa Senhora entre os instruídos, após ela Vos ter perdido, e Vos pedimos, por meio deste mistério e da intercessão de Vossa Mãe Santíssima, que nos convertais e nos ajudeis a consertar nossas vidas, e também que convertais todos os pecadores, hereges, cismáticos e idólatras. Oferecemos também pela Saúde do Papa João Paulo VI.

Pai Nosso...

Ave-Maria...(10 vezes)

Glória ao Pai...

AGRADECIMENTO

Pres.: Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais nos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha….

SALVE RAINHA

Pres.: Salve, Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E, depois deste desterro, nos mostrai Jesus, bendito fruto do Vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. 

Pres.:Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, 

Ass.: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

_______________________________

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DA SAÚDE 

Pres.: Nossa Senhora da Saúde pedimos neste momento saúde aos enfermos. Sê o refúgio dos entes e a consoladora dos aflitos. Ó mãe, Nossa Senhora da Saúde, clamamos a Tua intercessão pelos doentes. Junto a Teu Filho Jesus intercede por aqueles que se encontram acamados, enfermos e desanimados em suas enfermidades físicas. Em especial por Vossa Santidade, o Papa João Paulo VI Nossa Senhora, mãe intercessora da saúde, intercede junto a Teu Filho também por aqueles que passam por enfermidades emocionais e espirituais. Jesus que passaste pelo mundo fazendo o bem, liberta aqueles que sofrem com a enfermidade emocional, a angústia, o medo, o desespero, a depressão, a ansiedade e tantos transtornos psíquicos. Jesus liberta-os destas enfermidades e cura as feridas que causam este mal. Jesus por intercessão de Nossa Senhora da Saúde, faze com que os doentes acamados e debilitados, não desanimem. Que tenham sempre a confiança em Vós Senhor Jesus. Dá sabedoria aos médicos e a todos aos que servem aos enfermos: enfermeiros, cuidadores. Olha de modo especial pela pessoa enferma no corpo, mas também pela pessoa enferma na sua vida interior. Que tenha confiança e paciência, fé e coragem para vencer os momentos de desesperança e angústia. 
Ass.: Amém.

_______________________________

ORAÇÃO À SÃO CAMILO

Pres.: Piedosíssimo São Camilo, que chamado por Deus para ser o amigo dos pobres enfermos, consagrastes a vida inteira a assisti-los e confortá-los, contemplai do céu os que vos invocam, confiados no vosso auxílio. Doenças da alma e do corpo fazem de nossa pobre existência um acúmulo de misérias que tornam triste e doloroso este exílio terreno. Aliviai-nos em nossas enfermidades, obtende-nos a santa resignação às disposições divinas, e, na hora inevitável da morte, confortai o nosso coração com as esperanças imortais da beatífica eternidade. Assim seja.
Ass.: Amém

_______________________________

ORAÇÃO PELA SAÚDE DO SANTO PADRE

Pres.: Deus Todo-Poderoso e Eterno, Senhor da vida e da morte, olhai com compaixão para o vosso servo, o Papa João Paulo VI. Enviai o vosso Espírito Consolador para lhe fortalecer o corpo e a alma, e se for da vossa vontade, restaurai-lhe a saúde para que ele continue guiando a vossa Igreja com sabedoria e amor. Por Cristo Nosso Senhor.
℟.: Amém.
_______________________________


.CANTO FINAL 

ME CHAMASTE PARA CAMINHAR NA VIDA CONTIGO,
DECIDI PARA SEMPRE SEGUIR-TE, NÃO VOLTAR ATRÁS
ME PUSESTE UM BRASA NO PEITO E UMA FLECHA NA ALMA,
É DIFÍCIL AGORA VIVER SEM LEMBRAR-ME DE TI.

TE AMAREI SENHOR, TE AMAREI SENHOR
EU SÓ ENCONTRO A PAZ E A ALEGRIA BEM PERTO DE TI (BIS)
Postagem Anterior Próxima Postagem