1. O QUE É SER UM MESCE?:
Ser Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é assumir uma missão de serviço dentro da Igreja, colaborando para que a Eucaristia seja distribuída com dignidade e reverência aos fiéis. Trata-se de um chamado especial, que exige preparo, compromisso e profundo respeito pelo Mistério Eucarístico.
A palavra "ministro" vem do latim minister, que significa "servo". Dessa forma, o Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE) não exerce um cargo de honra, mas um serviço humilde, colocando-se à disposição da Igreja para ajudar na distribuição da Eucaristia, sempre em caráter extraordinário. Seu papel não substitui a missão dos sacerdotes e diáconos, mas a complementa em situações de necessidade.
Esse ministério tem grande importância para a vida da Igreja, pois permite que um número maior de fiéis receba o Corpo e o Sangue de Cristo, seja dentro da celebração da Santa Missa, seja fora dela, especialmente no atendimento aos doentes, idosos e pessoas impossibilitadas de participar presencialmente da Eucaristia.
Funções do Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão:
O serviço do Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é variado, sempre realizado com zelo, fé e obediência às orientações da Igreja. Suas principais funções incluem:
É a organização dos membros do clero, segundo graus sucessivos de poderes e de responsabilidades. A Hierarquia do clero começa no Diácono e termina no Papa.
PAPA > CARDEAL > BISPO > PADRE > DIÁCONO.
Observação: Existem outros cargos, mas são apenas títulos, como: CÔNEGO, MONSENHOR, ARCEBISPO entre outros.
Ainda que não façam parte da hierarquia, os Leigos aqui estão expostos em sua organização hierárquica própria, segundo a possibilidade de exercício de alguns ministérios litúrgicos.
Os leigos estão dispostos em:
5. OS PRONOMES DE TRATAMENTO:
Leigo: Senhor(a); Sr. ou Sra.
Leigo que exerce cargos políticos: Excelência; Excelentíssimo.
Diácono e Padre: Vossa Reverendíssima; Reverendo.
Bispo: Vossa Excelência; Excelência.
Cardeal: Vossa Eminência; Eminência.
A Igreja de Cristo, sua esposa, permanece desde seu início a celebração dos sacramentos, de forma especial a Celebração Eucarística “fonte e ápice de toda a vida cristã” (CIC 1324). Os sacramentos foram reconhecidos pela própria Igreja e são guardados por ela pela ação do Espírito Santo. Esses sacramentos são a continuação da vida de Jesus em nossas vidas, sendo um só corpo com Ele, permanecemos realizando suas ações salvíficas, fundamentadas pela Palavra e a tradição apostólica, a fim de manter a União, a Salvação e Nova Aliança.
“A Igreja afirma que, para os crentes, os sacramentos da nova aliança são necessário para a salvação.” (CIC 1129). Assim Jesus Cristo, este que mais bem nos quer, intercede pela Igreja por sua ação nos sacramentos, através dos ministros, para que o Pai envie seu Espírito Santo, o laço de união do Pai e do Filho, a qual fazemos parte do Corpo, para nossa santificação.
São os sacramentos da Santa Igreja: Batismo, Crisma, Eucaristia, Matrimônio, Ordem, Reconciliação e Unção dos Enfermos.
4.1:
''Sabemos que a memória da qual Cristo fala é a comemoração, é o memorial, é tornar presente. Porém, em nossa realidade de Minecraft sabemos que isso não ocorre. Já nos dizia o Concílio Vaticano VII, na Constituição Salus Animarum, que “na ação de qualquer ato litúrgico no Minecraft não há sacrifício, nem de Cristo e nem pessoal. As ações são um ato de louvor a Deus, de evangelização e de aproximação dos fiéis a Liturgia Católica”. A Igreja Minecraftiana não apresenta em seu âmbito a dissimulação de sacramentos, já que ela oculta a matéria e as palavras necessárias para sua validade, tornando-se, portanto, uma breve lembrança. Que não a torna insignificante, mas um ato de amor e louvor ao Deus que nos remiu por Seu sangue e nos revigorou por Sua Ressurreição. Deste modo, a Igreja, pelas celebrações, busca dar glória a Deus e levar os homens a procurarem sua santificação” (Predicate Evangelium 31).
A Santa Igreja vive ao longo do ano os Mistérios da vida de Cristo. Esse ciclo celebrativo é o calendário litúrgico da Igreja, formador em torno de dois grandes Ciclos: Natal e Páscoa.
Inicia-se no Advento e encerra-se na Festa de Cristo Rei.
CICLO DO NATAL:
ADVENTO
Inicia-se o ano litúrgico. Compõe-se de 4 semanas. Começa 4 domingos antes do Natal e termina no dia 24 de dezembro. Não é um tempo de festas, mas de alegria moderada e preparação para receber Jesus.
Início: 4 domingos antes do Natal / Término: 24 de dezembro à tarde
Espiritualidade: Esperança e purificação da vida
Ensinamento: Anúncio da vinda do Messias
Cor: Roxa
NATAL
25 de dezembro. É comemorado com alegria, pois é a festa do Nascimento do Salvador.
Início: 25 de dezembro / Término: Na festa do Batismo de Jesus
Espiritualidade: Fé, alegria e acolhimento.
Ensinamento: O filho de Deus se fez Homem
Cor: Branca
TEMPO COMUM
1ª Parte – Começa após o batismo de Jesus e acaba na terça antes da quarta-feira de Cinzas.
Início: 2ª feira após o Batismo de Jesus / Término: Véspera da Quarta-feira das Cinzas
Espiritualidade: Esperança e escuta da Palavra
Ensinamento: Anúncio do Reino de Deus
Cor: Verde
CICLO DA PÁSCOA:
Quaresma: Começa na quarta-feira de cinzas e termina no domingo da Ressurreição. Tempo forte de conversão e penitência, jejum, esmola e oração. É um tempo de 5 semanas em que nos preparamos para a Páscoa. Não se diz “Aleluia”, nem se colocam flores na igreja, não devem ser usados muitos instrumentos e não se canta o Hino de Louvor. É um tempo de sacrifício e penitências, não de louvor.
Início: Quarta-Feira das Cinzas / Término: Domingo de Páscoa
Espiritualidade: Penitência e conversão
Ensinamento: A misericórdia de Deus
Cor: Roxa
PÁSCOA
Começa com a ceia do Senhor na quinta-feira santa. Neste dia é celebrada a Instituição da Eucaristia e do sacerdote. Na sexta-feira celebra-se a paixão e morte de Jesus. É o único dia do ano que não tem missa. Acontece apenas uma Celebração da Palavra. No sábado acontece a solene Vigília Pascal. Forma-se então o Tríduo Pascal que prepara o ponto máximo da páscoa: o Domingo da Ressurreição. A Festa da Páscoa não se restringe ao Domingo da Ressurreição. Ela se estende até a Festa de Pentecostes. (Pentecostes: É celebrado 50 dias após a Páscoa. Jesus ressuscitado volta ao Pai e nos envia o Paráclito.)
Início: Quinta-feira Santa (Tríduo Pascal) / Término: No Pentecostes
Espiritualidade: Alegria em Cristo Ressuscitado
Ensinamento: Ressurreição e vida eterna
Cor: Branca
TEMPO COMUM
2ª Parte – Começa na segunda após Pentecostes e vai até o sábado anterior ao 1º Domingo do advento.
Início: Segunda-feira após o Pentecostes / Término: Véspera do 1º Domingo do Advento
Espiritualidade: Vivência do Reino de Deus
Ensinamento: Os Cristãos são os sinais do Reino
Cor: Verde
CORES LITÚRGICAS
São seis as cores usadas na liturgia católica dependendo do tempo litúrgico ou do tipo de celebração. São elas: VERDE, VERMELHO, ROXO, BRANCO, PRETO e RÓSEA.
Observação: Existe a cor “Azul”, mas ela só é usada a critério do Celebrante nas celebrações de Nossa Senhora. Mas pode ser usado o Branco.
SIGNIFICADO E USO DAS CORES
VERDE: Simboliza esperança. Usa-se nas Missas do Tempo Comum.
VERMELHO: O vermelho simboliza as línguas de fogo em Pentecostes e o sangue derramado por Cristo e pelos mártires
É usado: no Domingo de ramos; na Sexta-feira Santa; no domingo de Pentecostes; nas celebrações da Paixão do Senhor; nas festas dos Apóstolos e Evangelistas e nas celebrações dos Santos Mártires.
ROXO: Simboliza a penitência, contrição, conversão.
É usado no Tempo do Advento e no Tempo da Quaresma, nas celebrações fúnebres, na celebração dos sacramentos da Reconciliação e da Unção dos Enfermos Simboliza a penitência, contrição, conversão
RÓSEA: Significa a alegria que está por chegar mas sem sair do clima penitencial que seus tempos proporcionam.
A cor Rosa é usada em duas ocasiões no ano litúrgico: no Domingo Gaudete (3º Domingo do Advento) e no Domingo Laetare (4º Domingo da Quaresma).
BRANCO: Simboliza a alegria, a pureza e a vida eterna.
O branco é usado nas Missas do Tempo Pascal e do Natal do Senhor; nas solenidades, festas e memória dos santos; na celebração do Batismo, da Crisma e do Matrimônio.
Observação: A cor Dourada, também é substituta do Branco.
PRETO: É símbolo de luto, significando a tristeza da morte e a escuridão do sepulcro.
É usado nas Missas pelos mortos.
______________________



