Livreto Celebrativo | Admissão de Coroinhas e Cerimoniários



Imediatamente após a homilia inicia-se o Rito de Admissão de Coroinhas e Cerimoniários com a chamada dos candidatos pelo nome completo, feita pelo coordenador. O Bispo fica de pé, enfrente ao altar, virado para a comunidade. O coordenador fica na estante do comentarista ou em algum lugar devidamente apropriado (jamais fique no ambão).

Pres.: Neste momento vamos dar inicio ao rito de admissão dos novos acólitos de nossa (arqui)Diocese. Convido o coordenador da Escola Diocesana de Leigos para apresentá-los a comunidade aqui presente.

℣C.: Queiram apresentar-se os que serão admitidos coroinhas (ou cerimoniários).
Cada candidato é chamado pelo nome. O que foi chamado sai do banco onde está sentado e dirige-se para o altar, ficando de frente para o Bispo.

℣C.: Reverendíssimo Pai, a comunidade diocesana pede que admita este(s) nosso(s) irmão(s) para a função de Ministro(s) do Serviço Litúrgico.

Pres.: Ele(s) está(ão) apto(s) para exercerem este ofício?

℣C.: Após ter acompanhado em vários encontros de formação, dou testemunho de que está(ão) apto(s) para este ofício.

Pres.: Caro(s) filho(s), antes de conceder-vos o ingresso, diante de Deus e do seu povo aqui reunido, eu vos pergunto: Quereis assumir o ofício de cerimoniário/coroinha, movido(s) pelo desejo sincero de servir à Igreja de Deus?

℣.: Quero.

Pres.: Quereis desempenhar com o máximo cuidado e reverência os serviços do altar, seguindo as orientações da seu coordenador e obedecendo a mim?

℣.: Quero.

Pres.: Estimado(s) filhos, vós escolhestes livremente e com exemplar generosidade servir a comunidade em todos os momentos de culto e de oração a Deus. Vós fostes preparados para este serviço, portanto, sejais fiéis e perseverantes no compromisso assumido. E eu, em nome da Igreja aqui reunida, acolho-vos oficialmente como cerimoniários/acólitos desta Diocese (ou paróquia). Deus, que vos inspirou este bom propósito, vos conceda a graça da perseverança e vos uma mais perfeitamente a Cristo através dos serviços a esta comunidade.


BÊNÇÃO DAS VESTES:

Neste momento, acontece a vestimenta da túnica. Enquanto isso acontece, o Bispo se dirige à mesa ou bandeja onde estão dispostas as vestes litúrgicas preparadas anteriormente e que serão neste momento abençoadas e depois entregues aos eleitos. Se várias peças litúrgicas estiverem reunidas.

Pres.: OREMOS: Ó Deus de bondade, que ornais a Vossa Igreja de ministérios e carismas e a guiais com amor e misericórdia, dignai-vos abençoar † estas vestes litúrgicas que serão usadas por estes Vossos filhos e filhas que desejam servir fielmente o Vosso altar. Dignificando a oração do Vosso povo e permanecendo constantemente na Vossa presença, possam eles serem confortados pelas virtudes dos sacramentos e caminhar sem tropeço rumo ao banquete celeste, a festa que jamais se acaba. Por nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho.

Neste momento o cerimoniário apresenta a caldeirinha e o bispo asperge as vestes com água benta.

Neste momento os eleitos vestes a túnica e a sobrepeliz, já abençoadas. Pode-se cantar um cântico apropriado neste momento. Terminando a vestição, o bispo prossegue:

Pres.: Deus, que inspirou este bom propósito, a vocês conceda a graça da perseverança e lhes unam mais perfeitamente a Cristo através dos serviços a nossa comunidade.

Segue o ofertório normalmente. Desta vez os novatos servem o altar. A partir deste momento eles participam junto com os demais a partir do presbitério.

Postagem Anterior Próxima Postagem