Apostila de Formação | Ministério de Leitor

 
APOSTILA DE FORMAÇÃO
MINISTÉRIO DE LEITOR
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A Palavra de Deus é viva, eficaz e transformadora. Desde os tempos bíblicos, Deus tem falado ao Seu povo por meio das Escrituras, e, na Liturgia, essa Palavra se torna o centro da fé cristã. No contexto da Santa Sé no Minecraft, o Ministério de Leitor assume um papel inovador e essencial. Assim como na Igreja física, onde a Palavra de Deus é proclamada para edificação da comunidade, no universo digital, os leitores se tornam embaixadores dessa Palavra em um espaço virtual que busca evangelizar e formar discípulos.

Aqui, ser leitor não significa apenas proclamar um texto litúrgico; significa ser um porta-voz da voz de Deus, utilizando as ferramentas disponíveis para levar a mensagem de salvação a todos que participam das celebrações e formações na plataforma Minecraft.

Esta apostila tem o objetivo de preparar os leitores para essa missão, garantindo que eles exerçam seu ministério com fidelidade, espiritualidade e excelência, seja na Liturgia presencial, seja no ambiente digital do nosso apostolado.

1. O QUE É SER UM LEITOR?:

O ministério de leitor é um serviço essencial na Igreja. Ele é responsável pela proclamação da Palavra de Deus na Liturgia, ajudando os fiéis a ouvirem e meditarem sobre as Escrituras. No Apostolado Santa Sé no Minecraft, essa função se amplia, pois a evangelização acontece dentro de um ambiente virtual, onde muitos jovens e adultos têm a oportunidade de conhecer e aprofundar sua fé de maneira inovadora.

Um leitor não é apenas alguém que "lê bem", mas alguém que se torna um instrumento da voz de Deus, comunicando com clareza, fé e entusiasmo a mensagem que o Senhor quer transmitir. Isso exige preparação, compromisso e uma vivência autêntica da Palavra.
  • Proclamar a Primeira e/ou Segunda Leitura na Santa Missa.
  • Proferir a Oração dos Fiéis, quando solicitado.
  • Ler avisos paroquiais, se necessário e quando estiver incluso em uma paróquia.
  • Ser exemplo de fé e compromisso na comunidade.
A Palavra de Deus faz parte essencial da vida da Igreja. Pela sua proclamação Cristo torna-se presente (cf. SC 7 - Constituição sobre a Sagrada Escritura do Concilio Vaticano II). A Palavra desperta para a fé e alimenta a fé. Por ela, Deus faz-se ouvir aos homens em ordem à salvação. Mas, normalmente, Deus serve-Se da proclamação para a fazer ouvir. E quem a proclama é o leitor. O leitor serve a Palavra. Para isso, terá de alimentar-se da Palavra. 

Mas o leitor serve também a comunidade, da qual faz parte, na qual se integra e à qual proclama a Palavra. Pela Palavra é que a comunidade se reúne em assembleia. O leitor faz a mediação entre a Palavra e a Assembleia. Ao proclamar a Palavra, o leitor torna-a viva e comunicativa e interpelante. Parafraseando Santo Agostinho, diria que o leitor é a voz pela qual a Palavra se comunica.

O leitor não é tudo na Igreja, mas é um seu servidor. E é no seu interior que ele exerce o seu próprio ministério. 

Não há celebração litúrgica sem que haja, ao menos, uma breve leitura tirada das Sagradas Escrituras; na leitura individual cada pessoa faz a leitura para si mesma, mas na celebração a leitura é comunitária, portanto, alguém deverá fazê-la para que todos ouçam. 

Para se poder exercer bem este serviço e com conhecimento de causa, é importante que seja oferecida uma formação bíblica, litúrgica, espiritual etc.. 

A constituição sobre a Sagrada Escritura do Concilio Vaticano II (SC) afirma no nº. 29: “os ajudantes, leitores, comentadores e os cantores desempenham um verdadeiro ministério litúrgico.”

Isto significa que os leitores e leitoras não estão ali para ajudar o padre, como muitos continuam a pensar. Assumem um ministério próprio; atuam a partir de seu sacerdócio de batizados. Não trabalham por conta própria, mas como representantes de Cristo, animados pelo seu Espírito. É Cristo mesmo que fala, quando se leem as Sagradas Escrituras na Igreja (SC, nº.7). 

Estão ali não para exercer um poder sobre a comunidade ou para aparecer; ao contrário, trata-se de um serviço comunitário, eclesial. São chamados a prestar um serviço (ministério) aos irmãos e irmãs reunidos em assembleia.

2. FAZER A LEITURA OU PROCLAMAR A PALAVRA?:

Geralmente, quem aborda uma pessoa para ser leitor ou leitora, diz o seguinte: “pode fazer a leitura hoje”? Fazer uma leitura assim, até que é relativamente fácil, isto é, se não houver palavras complicadas no texto e se o leitor tiver um mínimo de prática, poderá sair-se bem; acontece que na liturgia não se trata de fazer a leitura, simplesmente; trata-se de proclamar a Palavra. 

Qual é a diferença? 
Fazer a leitura significa ir lá à frente, ler o que está escrito, para informação minha e da comunidade, ou, no pior dos casos, é apenas uma formalidade - celebração supõe leitura, alguém deve fazê-la, pouco importa se os presentes entenderam o que foi dito ou se foram atingidos pelo que ouviram. 

Proclamar a Palavra é um gesto sacramental. É quando me coloco ao serviço de Jesus Cristo que, através da minha leitura, da minha voz, da minha comunicação, quer falar pessoalmente com o seu povo reunido. 

O documento conciliar sobre a Sagrada Liturgia (Sacrosanctum Concilium) exprime-o da seguinte maneira no artigo 7: “Presente está pela sua Palavra, pois é Ele mesmo que fala, quando se leem as Sagradas Escrituras na Igreja”, isto é, na comunidade reunida. 

Leitura não é aula, não é informação, não é noticiário… Leitura é Jesus Cristo presente com o seu Espírito, falando na comunidade, anunciando o reino, denunciando as injustiças, convocando a comunidade, convidando-a para a renovação da aliança, da conversão, da esperança, da ação, purificando e transformando-nos; por isso, alguém da comunidade é chamado a ser ministro, servidor desta palavra. Não é só pelo conteúdo da leitura, mas por todo o seu modo de ser e de falar, de olhar e de se movimentar, que o leitor ou a leitora deverão ser, no meio da comunidade, sinais vivos do Cristo-Palavra e do seu Espírito. A leitura litúrgica é um acontecimento comunitário e sacramental; Jesus Cristo fala à comunidade reunida pela mediação do leitor ou da leitora, o Espírito está presente na pessoa que lê e está atuante também nos ouvintes para que acolham a Palavra em suas vidas. Os ouvintes devem ouvir, escutar, acolher a Palavra. Ouvem as palavras proclamadas pelos leitores e têm os olhos fixos neles, para não perderem nem uma vírgula, nem um sinal daquilo que é anunciado. É evidente que o leitor deverá ler e meditar a leitura em casa, durante a semana, para poder ser ministro da Palavra. O leitor deverá “assumir” as atitudes e forma de viver de Cristo, a quem empresta sua voz e o seu jeito de comunicar.

O leitor é também ouvinte, porque enquanto ele proclama a Palavra, ele também presta a atenção com toda a comunidade para tentar perceber o que o espírito quer dizer à Igreja naquele dia. 

3. O COMPORTAMENTO:

O leitor não evangeliza apenas quando proclama a Palavra, mas também através de seu comportamento no dia a dia. Na Santa Sé no Minecraft, onde a evangelização acontece em um ambiente online, é essencial que o leitor tenha um testemunho coerente. Isso significa:

  • Evitar discussões desnecessárias e brigas.
  • Usar sempre uma linguagem respeitosa e edificante.
  • Ser um exemplo de amor, paciência e compaixão.
  • Defender a fé católica com sabedoria e caridade.

A forma como um leitor se comporta no ambiente digital também é uma proclamação da Palavra. Muitas vezes, mais do que o que dizemos, as pessoas prestam atenção em como nos comportamos.

Ser leitor é mais do que uma função litúrgica, é um chamado à evangelização. Quando proclama a Palavra, o leitor se torna a voz de Cristo para a comunidade, ajudando a formar a fé dos fiéis.

Aqui essa missão se expande, onde a Palavra pode alcançar novas pessoas e tocar corações de maneira inovadora. Seja na Igreja física ou na virtual, o leitor deve proclamar com zelo, preparação e um coração cheio de Deus.


"O Senhor Deus me deu uma língua habilidosa, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida." (Is 50,4)


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